Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RESPIRAR CONSCIENTE ( = IOGA )

como adepto, estudioso, praticante, sou suspeito para falar da filosofia iogue!  muito mais que posturas e condicionamento físico [[mas também serve para isso]], diz respeito a trabalhar, físico, intelecto, orgânico,  ((etéreo / espiritual !! porque não?! )) uma filosofia milenar !

Ioga é a integração consigo mesmo, com os outros seres e com o Universo, diz respeito a busca e união de si mesmo, do nosso sub-consciente com a nossa consciência ativa;  mas antes disso tudo, diz respeito a algo mais primordial e mais básico em nossa natureza de espécime buscando sobrevivência.. trata-se de     

-  “R E S P I R A R” !  e é sobre isso que vou explanar agora.

respirar 2

 

Se observarmos um recém nascido respirando, observamos que: Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora., suas inspirações e expirações são tão profundas e relaxadas

Infelizmente vamos perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que armamos (consciente ou inconscientemente) para nossas vida. Com isso, vamos respirando cada vez mais curto, chegando a colocar em nossos pulmões  a quantidade mínima necessária de ar, atrofiando a capacidade do próprio.

respirarQuando enchemos o peito de ar, encolhendo a barriga, estamos  usando apenas a musculatura do tórax. Esse é o tipo de respiração de quem está sob estresse ou pressão: a inspiração e a expiração ficam curtas e rápidas, entrando menos ar em cada movimento. O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme. O diafragma é o músculo que separa o abdômen do tórax, e seu movimento pode ser facilmente controlado.
JP22890.99680.A

vamos “brincar” de respirar CONSCIENTEMENTE ?!

Inspire... Expire... Inspire... Expire...Inspire... Expire... Inspire... Expire...

nosso corpo nos diz se estamos respirando corretamente:

1. olhando  para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático.

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Pratica-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.

Uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc., melhorando: – Prisão de ventre. – Circulação sanguínea. – Memória, estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente, sem pensar no futuro nem passado, ou melhor, nos ensina a viver em meditação, atento aos pensamentos para não serem inúteis, negativos e com isso (re)programar a mente para o que deseja, podendo desfazer o negativo, estimular o lado espiritual, viver no bem pensar, bem agir. Regenera células, estimula a energia vital, ajudando a desintoxicar e curar o corpo. Acalma, relaxa. Suaviza as dores do parto.

por hoje é só pessoal

.:. .:. .:.

imagens de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u569278.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u569281.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos